Acerca de

Nossa história

Nascemos em 2019 como Casa Mães Para Sempre, um pequeno coletivo que se formou para dar abraços e escuta a quem passa pela morte de um filho. A Casa foi idealizada pela Ligia Aquino, a partir do luto gestacional de sua filha Laura, no final da gestação, em março de 2015.

 

Em maio de 2019, iniciamos as Rodas de Apoio ao Luto em três regiões da cidade de São Paulo, o atendimento psicológico com profissionais parceiras e grupo WhatsApp de famílias enlutadas. O que nos moveu foi a vontade de criar espaços aos pais e mães para sempre e dar visibilidade às suas vivências.

 

Com o tempo, outros abraços foram chegando, mais gente se aproximando e sentimos que era hora de apoiar pessoas que cuidam de pessoas. Assim, a casa precisou abrir longos braços para alcançar profissionais e instituições, sementinhas de acolhimento germinando e brotando em forma de cursos, de projetos, de novos grupos de apoio e muito conteúdo de cuidado.

 

Foi assim que, em 2021, idealizamos a Formação em Humanização do Luto, um curso teórico-vivencial para capacitar profissionais ao apoio e assistência de famílias enlutadas. A primeira turma foi oferecida aos profissionais do Centro de Parto Humanizado Casa Angela e do Hospital Municipal do Campo Limpo, com o apoio do Instituto Mahle. Foram 40 horas/aula de muito aprendizado e trocas!

 

Em 2022, nosso coração expandiu e nossos braços se uniram para dar forma a um Instituto. Um Instituto que continua a ser casa para quem que vive a dor de se despedir de um filho.

Trabalhamos em 4 frentes:

  • Assistência: atividades gratuitas que proporcionam acolhimento a pais, mães, familiares e pessoas enlutadas;

  • Educação: capacitação para profissionais de saúde e demais interessados;

  • Informação: criação e divulgação de conteúdos que dão visibilidade, informam e educam sobre o luto parental;

  • Políticas públicas: participação ativa na elaboração de políticas públicas que garantam a humanização do luto.

Instituto do Luto Parental.

Conte com a gente!

Fale conosco!

Agradecemos o seu contato!