Formação em Humanização do Luto

GESTACIONAL, PERINATAL E NEONATAL

42 horas

Olá!

Somos um coletivo de profissionais e a partir das nossas experiências com o LUTO gestacional, perinatal e neonatal, seja por experiências próprias ou por meio do acolhimento de outras pessoas, temos o desejo de trazer esse tema intencionalmente para o centro da discussão, abrindo um espaço de reconhecimento e de oportunidade para repensar padrões, protocolos e jeitos de estar na relação que facilitem este momento tão delicado da vida.

Reconhecemos o tabu a respeito do tema ‘morte’ em nossa sociedade e o despreparo da assistência em geral, sabemos que tudo isso torna esse assunto denso e difícil. Por isso nosso desejo é que possamos olhar para a morte como parte da vida, entendendo como podemos nos preparar melhor para cuidar dos lutos de nossos pacientes e dos nossos próprios lutos.

Infelizmente as histórias nos chocam e entristecem, e sair do senso comum pode ser mais desafiador do que imaginamos. Assim, propomos uma jornada toda pensada e preparada com muito amor e cuidado!

Sentimos que é preciso ampliar o assunto, mergulhar nas histórias, exercitar as relações, e cuidar dos nossos próprios lutos para então abrir espaço para novos olhares. 

Você já deve ter ouvido, ou mesmo repetido frases como:

“Logo você engravida outra vez”, “seu bebê não tem mais batimentos, próximo paciente”, “só 08 semanas de gestação, vai ficar chorando por isso?”, “foi melhor assim, poderia ter nascido com algum problema”.

Ou ainda presenciado cenas ou ouvido relatos que descrevem uma mãe que recém pariu seu filho morto, no quarto da maternidade, ao lado de uma mãe amamentando seu recém-nascido vivo. Vida e morte misturadas, trazendo muita dor e pouca empatia.

A voz de quem passou por isso...

"É muito difícil falar, mas gostaria que os profissionais da saúde além de cuidar da nossa saúde aprendessem a dar um atendimento melhor."

Depoimento da Kelle, mãe do Raul

"Muitas vezes tínhamos que lidar com os profissionais entrando no nosso quarto e perguntando: cadê o seu bebê, como está indo a amamentação, coisas absurdas para um casal que tinha acabado de ver sua filha morta.’’

Depoimento da Ligia, mãe da Laura e do Gael

"Um pouco antes das 7h da manhã, fui levada à sala de cirurgia onde o procedimento foi realizado. Ao acordar da anestesia geral, eu estava na recuperação com várias mães que haviam ganhado seus bebês por meio de cesárea e seus filhos estavam no bercinho ao lado.’’

Depoimento da  Fabiana Lima, mãe de Noah, Bento e Ravi, Giulia e Giovana.

"Eu ainda estava segurando meu filhinho sem vida quando uma enfermeira entrou na sala com um balde pra levá-lo.’’

Depoimento da Kelle, mãe do Raul

Nessa formação, queremos falar e viver a humanização além dos protocolos e olhar para as pessoas, seus processos e todo seu entorno.  

Ampliaremos juntas/os/es recursos para o acolhimento e apoio às mães, pais e famílias enlutadas, através de conteúdo e vivência, cuidando inclusive dos nossos próprios lutos.

Temos a esperança de que um dia, as frases prontas que machucam tantos corações, não sejam mais repetidas.

Que os profissionais do cuidado estejam dispostos a olhar pela janela de quem vive o desafio do luto sem a necessidade de ter a resposta certa, mas com o desejo de facilitar a jornada.

Que os hospitais estejam prontos para acolher as famílias enlutadas de forma mais consciente. 

Que as famílias enlutadas não tenham que dizer o que precisam, que o acolhimento seja parte da dinâmica das relações.

Que pais e mães que vivem um luto gestacional, perinatal e neonatal, possam ser vistos e reconhecidos como pais e mães pra sempre!

Nossa proposta:
aprendizagem signficativa

Que cada participante leve consigo o que precisa e o que fizer sentido para a sua prática!

Nossa proposta não é de ensino e sim de facilitação da aprendizagem.

Acreditamos no poder do grupo! Os encontros foram desenhados para gerar conexão e troca entre os participantes. 

Muita bibliografia para quem deseja mergulhos mais profundos no saber.

Muito espaço de troca para quem aprende na relação.

Facilitadores com formações e visões variadas trazendo a riqueza da diversidade para o tema.

Que os participantes entrem contato com o assunto de maneira aberta e curiosa, que participem das aulas de maneira colaborativa, não como um aluno e sim como um colaborador de um processo construtivo, partilhando suas experiências e ajudando no processo dos outros alunos.

Depoimentos

Welington Feliciano
Enf. Obstetra

100% da formação contribuiu com minha prática diária. Poder oferecer uma assistência baseada em evidências e mais humanizada já é mais do que uma luz no fim do túnel.

areceli_edited.jpg

Araceli Soares
Enf. Obstetra

É um assunto importante que faz parte da minha rotina de trabalho. Através da formação obtive ferramentas que me facilitam a convivência e a abordagem com pessoas enlutadas. Sinto que estou muito mais preparada e fortalecida.

WhatsApp Image 2021-08-12 at 15.40_edited.jpg

Bianca Barbosa

A formação me trouxe a concepção de que a morte faz parte do ciclo da vida e deve ser tratada de uma maneira mais sutil, diferente da visão que temos.

Ao final do curso, esperamos que os profissionais:

- Se tornem facilitadores das pessoas que vivem o desafio do Luto gestacional, perinatal e neonatal.

- Possam dar informação de qualidade e apoio às famílias enlutadas. 

- Possam olhar e cuidar dos seus próprios lutos.

- Desejem continuar se aprofundando no assunto e cuidando de si.

Curso teórico-vivencial (online e ao vivo)

42 horas aulas de formação, incluindo:

- 2 rodas de partilhas terapêuticas

- Estudos de caso

Todas os encontros estão desenhados para gerar conexão entre as pessoas e aprendizagem significativa! Você terá oportunidade de construir conosco sua experiência, expressando o que precisa para melhor aprender.

Equipe de facilitadoras/es

Vai ser lindo demais vivermos essa experiência juntas/os/es!